Manter o corpo bem condicionado garante uma gestação mais saudável, além de auxiliar na recuperação do pós-parto
Quando a decisão de engravidar é tomada, várias coisas passam pela cabeça do casal. Pensar no nome, tentar prever uma data ideal para o nascimento, entre outras, são algumas das principais preocupações. Além dessas, o medo das mulheres em relação às alterações que seu corpo vai sofrer durante o período gestacional é constante. Ela deve entender que seu corpo passará por uma mudança física e hormonal brusca e para isso é necessário estar preparada.
A consulta com um ginecologista de confiança e a realização de alguns exames são os passos mais conhecidos de todas as futuras mamães. A gestação exige muito da forma física da mulher, sendo necessário que ela se prepare fisicamente com um bom condicionamento antes de engravidar. É necessário realizar um trabalho de força e alongamento dos músculos posturais e também daqueles que serão mais exigidos durantes os nove meses como o períneo.
Para preparar o corpo da mulher antes da gravidez, além de auxiliá-las durante a gestação e também no pós-parto, especialistas da área de educação física criaram o MÉTODO GERAR®, que atualmente é oferecido às pacientes da Clínica Berenstein de Atendimento à Mulher, especializada em Feminologia.
O método consiste em uma avaliação personalizada do que cada mulher precisa, sempre em sintonia com o que é diagnosticado pelo médico que a acompanha. São exercícios que visam o controle da pressão arterial e da freqüência cardíaca, por exemplo.
A gestante é acompanhada por um profissional especializado e treinado, por cerca de 130 horas de aula, pelas idealizadoras do MÉTODO GERAR® que poderá ser um personal trainer ou um professor para um grupo reduzido de mulheres.
Após o parto, é iniciada uma nova fase de mudanças físicas e hormonais, que variam entre seis meses e um ano. A mulher é orientada como evitar comprometimentos na amamentação, para não afetar o crescimento do bebê. Os exercícios físicos bem aplicados e direcionados às necessidades de cada mulher auxiliam na recuperação, que pode ser ainda mais rápida em uma mulher que tenha se preparado fisicamente antes de engravidar.
Artigo publicado originalmente no site: guiadobebe.uol.com.br
0