Por Prof Dra Valeria Santos de Almeida
Um estudo feito no Reino Unido – Londres entrevistou 11466 mulheres com 18 e 32 semanas de gestação. A pesquisa tinha por objetivo avaliar o tempo gasto pelas gestantes em atividades físicas semanais o índice de massa corporal antes da gestação. Os resultados da pesquisa mostraram que 25% das gestantes tinham pelo menos um cachorro. As gestantes que tinham o animal de estimação tiveram 50% mais chance de ser ativa, ou seja, de atender a recomendação de 150 minutos de atividades físicas por semana. As donas de cão são mais propensas a caminhar mais rápido que as gestantes que não tem cachorro. No entanto, não houve associação entre ter cachorro e menor peso corporal.
Como caminhada é uma atividade de baixo risco para gestantes e os animais também precisam de movimento, é uma ótima forma de estimular gestantes a realizarem atividades físicas e alcançarem a recomendação feita pelo ACOG (Colégio Americano de Ginecologistas e Obstetras) e assim, diminuir o risco de ter doenças como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia (doença hipertensiva específica na gestação).
Aproveite então e vá passear com seu cãozinho e ter um estilo de vida mais ativo e uma melhor qualidade de vida na gestação!
Você pode ler o artigo na íntegra:
Westgarth et al. Dog Ownership during Pregnancy, Maternal Activity, and Obesity: A Cross-Sectional Study. PLos One. 2012; February, vol 7.
0