São Paulo, SP

Exercícios na gravidez: como saber se está na intensidade adequada?

Profa Dra Valeria Santos de Almeida

 

Um dos maiores dilemas do exercício durante a gravidez é saber se a intensidade desta atividade está “forte”, “fraca” ou adequada. Os motivos estão relacionados às alterações cardiovasculares e respiratórias ocorridas durante este período.

Há mais de 25 anos atrás foi divulgado pela maior autoridade científica (ACOG) Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia que as mulheres grávidas deveriam manter 140 batimentos por minuto durante a atividade física, sendo ela uma pessoa ativa ou sedentária. Por muitos anos esta primícia foi utilizadas sem nenhuma contestação e até hoje profissionais desavisados e desatualzados continuam utilizando esta forma de controlar a intensidade de exercício. No entanto, hoje sabemos que não é mais recomendada. Mesmo porque, os batimentos da gestante aumentam em torno de 15 a 20 batimentos, ou seja, a freqüência cardíaca, não é a melhor forma para o controle da intensidade. Outra forma bastante utilizada é a  ventilação, em outras palavras, a respiração. Durante a gestação a respiração se altera, ficando aumentada, mesmo no início da gestação. Muitas vezes a gestante fica ofegante com pouco esforço, mais uma vez, não é a melhor forma de controlar intensidade do exercício.

Uma forma que podemos lembrar e tentar conversar enquanto se exercita (talk test), mas a melhor forma é a percepção subjetiva de esforço. A gestante precisa perceber, que nota ela dá para seu esforço físico. Sendo que quanto maior o valor mais intenso está o exercício.

Os profissionaisde educação física  dispõem de escalas científicamente testadas para a realização de esforço físico aeróbicos e de força.

Pense nisso, a sua saúde e de seu bebê, merecem atenção redobrada. Contrate um profissional especializado para realização de exercícios na gravidez e no pós parto. O Método Gerar, tem  vários profissionais que poderão ir até você ou você pode realizar exercícios em grupo na rRua das Rosas 164- Vila Mariana. Entre em contato: valeria@metodogerar.com.br ou 11 7763-9358

0

Comentários (1)

Ole1 Karen!Parabe9ns pelas fotos, pela barriga (que este1 linda), pelo nene9m que este1 por vir, por tudo!Je1 oue7o falar de vocea a bsatante tempo (desde o seu casamento), pois trabalhava na Lica Paludo Produe7f5es, e depois comecei a visitar o Portal Casamenteiras (e apaixonei!!) e voceas me deram muita inspirae7e3o para fazer o meu blog !Quem sabe um dia eu chego le1 tambe9m hehehehhehe!Bom falei, falei e ne3o disse nada!Quero mesmo e9 te desejar muita safade, e que essa famedlia linda fique cada vez mais unida e feliz com esse pimpolho que daqui a pouco je1 estare1 abalando Porto Alegre hehehe!Beijos!

Deixe um comentário