São Paulo, SP

EXERCÍCIOS DURANTE A GRAVIDEZ: DÚVIDAS COMUNS

Profa Dra Valeria Santos de Ameida

 

1. Qual exercício é mais indicado para uma grávida?

2. Posso continuar a fazer musculação?

3. A hidroginástica é o exercício ideal durante a gravidez?

4. Corrida faz mal?

5. O exercício aumenta o risco de abortamento?

6. Posso continuar os mesmos exercícios que antes da gestação?

7. Fazer exercício faz mal para o bebê?

Todas estas perguntas são respondidas com uma frase bem conhecida: – DEPENDE !!!

 

Não existe o melhor exercício para uma grávida, depende do seu nível de condicionamento, ou seja, se ela é sedentária ou ativa antes da gravidez, se tem alguma restrição médica, etc. Fazer musculação por exemplo, é um ótimo exercício, pois conseguimos prescrever o exercício e adaptá-lo individualmente. Mas muitos médicos não gostam que a gestante faça, pois ainda existem poucos estudos científicos com este tipo de exercício, assim é necessário ser um bom conhecedor sobre as alterações sistêmicas durante a gravidez para poder prescrever musculação para grávidas, e não somente entender de musculação.

A hidroginástica tão indicada por vários médicos, é realmente um exercício muito bom, pois reduz edema, não há impacto dentro da água, relaxa e na água há uma melhor dissipação do calor. No entanto, não é muito fácil o professor fazer correções posturais durante a aula, nem sempre há turmas apenas para gestantes, e quando há, cada gestante está numa semana gestacional e possui necessidades diferentes, além disso, cada uma tem um nível de condição física e a aula: é a mesma para todas.

Corrida faz mal até para não gestantes, quando não se está condicionado para tal atividade. Normalmente quando uma gestante está acostumada a realizar corridas, ela pode continuar a fazê-la, mas seu médico precisa estar ciente disso. A gestante deverá diminuir a intensidade e a duração da corrida. Isso é feito até por corredoras profissionais que engravidam.

Quanto ao abortamento, isso é muito relativo, pois a porcentagem de abortos no primeiro trimestre é muito alta e o aborto poderia acontecer de qualquer forma, a gestante fazendo exercício ou não, mas muitas vezes a culpa pode ser colocada no exercício. Um estudo realizado na Dinamarca demonstrou que exercícios de alta intensidade, com impacto, com longa duração, associados ou não aumentam o risco de aborto.  No entanto, não existem outros estudos que concordem com esta hipótese. Muitos estudos comprovam estes fatos realizando suas pesquisas com animais experimentais. Para mulheres até o momento são indicados exercício de intensidade leve a moderada, com pouco impacto.

Assim, inicialmente pode-se manter os mesmos exercícios, porém com o avanço da gestação, os exercícios deverão ser modificados e realizados com menor intensidade. Para isso o profissional necessita ter conhecimento das modificações fisiológicas na gestação.

Enfim, os exercícios não fazem mal para o bebê, pois ele está muito bem protegido. No entanto, o exercício precisa ter uma intensidade, freqüência e duração adequadas. Assim, o exercício fazendo bem para a mamãe (aumentando o peso adequadamente, pressão arterial e glicemia mantidos dentro da normalidade, além dos aspectos psicológicos de auto-estima, auto-imagem e bem-estar), o bebê também se beneficia, nascendo com peso adequado e com menor risco de doenças como diabetes e pressão alta futuramente.

Existem diversas dúvidas sobre o exercício feito durante  a gestação.
Tire suas dúvidas entre em contato.

11 7763-9358

ou valeria@metodogerar.com.br

0

Comentários (9)

gostaria de ver o programa de exercicios para gestante

Gostaría de receber o vídeo das palestras ligadas a gestantes. POr favor vocês poderiam me ceder esse material?
Obrigado!
Rogério

Olá Rogério apenas cedemos as entrevistas que vão para a internet.
Os demais materiais são de uso exclusivo do Método Gerar.
obrigada pelo contato
valeria

quando vai iniciar novamente o curso de certificaçao?
pois tenho muito interesse, mas pelo que vi, ja teve inicio.
Grato
Marcelo

Olá Marcelo!!

Em agosto haverá um curso com um número menor de horas.
Fique atento ao site que logo postarei mensagem.
Obrigada pelo contato.
Valeria

Estou gre1vida de 5 meses de um menine3o que se chamare1 Miguel… Mas ineleizmfnte ne3o fui a primeira!!! rsrsrsrsrrsParabe9ns Luedsa, que a Valentina venha cheia de safade!!! Bjinhos

Oi!
Tenho grande interesse na certificação. Quando irá abril uma nova turma e qt tempo dura o curso?
Att.,
Profa. Júlia Valadão.

Olá Julia!!

Nos próximos meses haverá um novo curso. Provavelmente a partir de agosto.
obrigada pelo contato.
Valeria

Que bacana!Eu ne3o cchieona o blog delas e je1 estou me deliciando com tudo!Depois de quase 1 ano de “trabalho duro” (rsrsrs), eu descobri no faltimo se1bado que estou gre1vida do primeiro(a) filho(a)!Devo estar na 4a ou 5a semana de gestae7e3o! Tudo e9 gostoso demais!Beijos a todas voceas!

Deixe um comentário