São Paulo, SP

Modificações posturais e dor lombar durante a gravidez


Profa. Dra. Valeria Santos Almeida

O período gestacional humano compreende diversas mudanças corporais, no qual a gestante sofre adaptações fisiológicas e anatômicas. Essas adaptações são provocadas pelas necessidades funcionais e metabólicas impostas pela gravidez.

O mecanismo compensatório postural mais relatado pelos especialistas é a acentuação da curvatura lordótica da mulher face ao aumento progressivo do volume abdominal.
Uma das complicações mais comuns da gravidez é a dor lombar e cerca de 50% das mulheres sofrem durante a gestação. O exercício tem sido utilizado como uma das medidas preventivas para a dor lombar e desde cedo, se adotado com orientações posturais e ergonômicas, exercícios de alongamento, fortalecimento e relaxamento muscular. Esses procedimentos têm tido efeitos positivos sobre a diminuição da intensidade da dor lombar em gestantes.

Os exercícios de alongamento fazem parte das recomendações preventivas que devem ser destinados para o relaxamento e compensação da musculatura lombar, levando também a mulher a uma percepção corporal permitindo-a reconhecer quando houver sobrecarga da região durante a execução de alguma atividade, ou manutenção prolongada de uma postura. No entanto esses exercícios devem ser conduzidos com conhecimento, pois a gestante neste período também tem sua flexibilidade aumentada o que pode levar a uma instabilidade músculo-articular.

Contrate nossos serviços, tenha um personal em sua casa: 11  7763-9358

ou valeria@metodogerar.com.br

0

Comentários (1)

disse:Eu tive DMG nas 2 faltimas gestae7f5es. Na das geameas o problema acapereu no finalzinho e antes que eu comee7asse a tratar elas nasceram, prematuras de 32 semanas. Na outra, o problema acapereu a partir da 20aa semana e tratei toda a gravidez, com controle alimentar redgido (engordei sf3 4 kilos na gravidez toda) metformina e insulina. Foi uma gestae7e3o tranquila apesar desse controle todo. O Parto foi normal, minha bebe mamou normalmente e hoje tem he1bitos alimentares mias saude1veis que o resto da famedlia toda. c9 gordinha e bem pesada, mas normal pra idade. Este1 com 1 ano e 5 meses.

Deixe um comentário